quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Discurso


DISCURSO DA PARANINFA

(2 E 3 TURMA DE FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE- POLO DE GOVERNADOR VALADARES-2010)

Kátia Flamiguh Rodrigues Santos*

Queridos formandos,

É com muita alegria que cumprimento e agradeço, os alunos-formandos do Curso de Matemática e Pedagogia, o convite para ser paraninfa das turmas. É uma grande honra estar aqui neste dia tão especial! O dia da formatura!

Aos familiares e amigos, que vocês possam sempre, orgulharem deste momento. O apoio dos senhores foi fundamental para que os formandos pudessem chegar até aqui. E isso nos mostra o poderoso laço do amor.

A história de vocês queridos formandos, na Universidade de Uberaba foi escrita com muito esforço e dedicação. A Uniube Trabalhou arduamente para formar Pedagogos e Educadores bem preparados para o mundo do trabalho. Tenho certeza que estou diante de profissionais compromentidos com a Educação.

A Educação deve ser sentida como forma de respeito e liberdade humana. Segundo o educador Paulo Freira: "A educação é um ato de amor, por isso , um ato de coragem."

Além de amor e coragem, é necessário estudo, muito estudo, não parem de estudar! É preciso bases teóricas consistentes para a construção do conhecimento e das práticas pedagógicas que sustentem todo o trabalho educacional. Por isso, tenham sede de saber!

Para finalizar, tem um pensamento de Mahatma Ganghi que é assim: "Se eu pudesse deixar algum presente a vocês, deixaria acesso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora... Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para vocês, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

É isso, se joguem! Acreditem! Vocês vão muito além!

Obrigada mais uma vez pela horna de ser paraninfa de vocês queridos formandos e ex-alunos e, agora, queridos colegas, desejo a todoas e a cada um de vocês muitas felicidades.

Que Deus os iluminem sempre!
Obrigada a todos pela atenção.
Parabéns formandos!



Introdução do Dicurso do Paraninfo

1- Ilustríssima Senhora Professora Marlene Alves Assunção Santos, coordenadora pedagogica regional da Uniube nos Polos da Região do Vale do Rio Doce.
2- Ilustríssimo Senhor João Paulo Ribeiro Araújo, representante do IBED-Instituto Brasileiro de Educação a Distância.
3- Ilustríssima Senhora Marly Alves de Oliveira, coordenadora do Polo de Governador Valadares.
4- Ilustríssimos Senhores Professores, Preceptores, Paraninfo, Patrono e Nomes de Turma.
5- Senhores Pais
6- Senhoras e Senhores
7- Caros afilhados

Boa noite.


P.S: Momento super legal! Agradeço a todos o carinho e a lembrança.

Campus Centro - Av. Guilherme Ferreira, 217 - Centro - 38010 - 200 - Uberaba - MG - Fone: (33) 3319-6600 - Fax: 33212-6332
Campus Aeroporto - Av. Nenê Sabino, 1801 - Universitário - 38055-500 - Uberaba MG - Fone: (34) 3319 - 8800 - Fax: 3314-8910 - Uberaba MG - Fone: (34)3319-8800
www.uniube.br - e-mail:uniube@uniube.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário