quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas Psicopedagógicas

Quando atendia no consultório sempre tentatava passar para os pais e responsáveis algumas orientações sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, e que acaba servindo pra todo mundo no geral. Vai lah...

É super, super importante que a criança tenha contato com o universo da leitura e escrita desde sempre (na barriguinha da mamãe já pode ouvir contar histórias), o incentivo à leitura e a escrita, bricadeiras centradas na aprendizagem e jogos são atividades, exercícios importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e corporal das crianças.

Não é possível desenvolver habilidades cognitiva e social sem que a emoção seja trabalhada. Dar o reforço positivo, ou seja, elogiar a criança por seus esforços, pelo que ela é capaz de criar, produzir para que possa sentir-se segura para aprender aumentando sua auto-estima.

Respeitar a produção da criança é muito importante para ela. Valorizar o grau de persistência nas tentativas em aprender. Ajudar a criança a ficar mais calma diminuindo o grau de ansiedade e medo diante da tarefa prposta, de um aprendizado novo.

Na escola o trabalho em grupo facilita o aprendizado.

Importante compreender as características do pensamento infantil nos seus diversos estágios de desenvolvimento. Procurar saber sobre o desenvolvimento e a aprendizagem; compreender como ocorrem a assimilição e a acomodação, necessárias para entender como a criança aprende (o equilíbrio).

O conhecimento é construído com a participação ativa do sujeito. Acretita-se que o conheciemtno é (re) construído de forma reflexiva e na interação ativa com o meio.

Percebemos que a tecnologia consegue "prender" a atenção de grande parte das crianças/alunos, associá-la ao aprendizado permite explorar essa facilidade e interação oferecida durante o trabalho pedagógico em casa, na escola e em outros espaços de aprendizagem.

A criança com dificuldade de aprendizagem deverá ser acompanhada por um especialista como o psicopedagogo(a) ou pelo professor(a) de apoio e contar sempre com a atenção, amor, respeito e compreensão da família.

Estabelecer que a criança tenha horário e espaço adequado em casa para estudar é sempre muito importante e necessário. Para que desta maneira ela desenvolva o hábito e o gosto pelos estudos.

Como eeses pré-requisitos, a criança terá mais possibilidades para aprender, para desenvolver habilidades e pontecialidades, desde que sejam respeitadas as suas fases naturais do desenvolvimento e suas diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário