domingo, 11 de setembro de 2011

TUDO O QUE EU REALMENTE PRECISAVA SABER, APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA

Robert Fulghum

A maior parte do que eu realmente preciso saber sobre a vida, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha da universidade, mas lá no monte de areia no jardim de infância.

Essas foram as coisas que aprendi. Compartilhe tudo. Jogue honestamente. Não bata nas pessoas. Coloque as coisas de volta onde você as achou. Limpe sua própria bagunça. Não pegue coisas que não são suas. Peça desculpas quando você machucar alguém. Lave suas mãos antes de comer. Dê descarga. Biscoitos mornos e leite frio fazem bem para você. Viva uma vida equilibrada. Aprenda um pouco e pense um pouco e desenhe um pouco e pinte e cante e dance e brinque e trabalhe todos os dias.

Tire uma soneca todas as tardes. Quando você sair para o mundo, cuidado com o trânsito, dê as mãos e fique junto. Preste atenção a todas as maravilhas. Lembra-se da sementinha no copo de plástico? As raízes vão para baixo e a planta vai para cima e ninguém sabe realmente como ou porquê. Nós somos assim.

Então lembre-se daquele livro sobre João e Maria e da primeira palavra que você aprendeu, a maior palavra de todas: OLHA! Tudo o que você precisa saber está aí em algum lugar: o amor e a higiene básica, a ecologia e a política e a vida saudável e a regra de ouro (faça aos outros aquilo que você gostaria que eles fizessem a você).

Pense em como o mundo seria melhor se todos nós, o mundo inteiro, tomássemos leite com biscoitos às três da tarde todos os dias e então deitássemos com nossos cobertores para uma soneca. Ou se tivéssemos uma política básica em nossa nação e nas outras nações de sempre colocar as coisas de volta onde as achamos e limpar as nossas próprias bagunças. E ainda é verdade, não importa quão velho esteja, quando você sair para o mundo, é melhor dar as mãos e ficar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário